quarta-feira, 24 de novembro de 2010

Harry Potter e as Relíquias da Morte – Parte 1




Harry Potter não é só um sucesso literário ou fílmico. O bruxinho é principalmente sucesso da cultura pop, que hoje movimenta milhões em dinheiro. Mercado sabia que logo Harry Potter  renderia muito dinheiro.Tanto que Hollywood teve paciência com a obra Rowling.Os dois filmes dirigidos por Chris Columbus deixam a desejar em vários aspectos chegam na maior parte do tempo a serem chatos e enfadonhos.E Chris que é um bom diretor de crianças,prova disso esta nos dois primeiros filmes famosos da Sessão da Tarde – Esqueceram de Mim – não conseguiu até então tirar de Daniel Radcliffe sua melhor atuação.As inúmeras criticas aos filmes e a Radcliffe;poderiam dar um desfecho negativo e imediato a serie mas como disse Hollywood teve paciência,diferente do que ocorreu com Narnia.
Cenarios impressionantes
Harry Potter hoje é sinônimo não só de grana, mas de boas criticas iniciadas com terceiro filme dirigido pelo bom Alfonso Cuaron.A película vem amadurecendo a cada capitulo e H7 é o filme mas maduro e corajoso da serie.Parte disso deve-se a David Yates que implementou segurança  e realismo a obra.Yates explora ao máximo o rito de passagem já desenvolvidos nos dois últimos filmes que dirigiu.Aqui a passagem para vida adulta é simbolizada pela palavra: responsabilidade.Por isso o a película foca tanto no trio principal.Harry,Ron e Hermione não estão mais sobre os olhos dos seus pais e professores terão agora que trilhar seus próprios caminhos.Fazendo isso o diretor alcançou as melhores atuações do trio de protagonistas principalmente de Rupert Grint (Ron Weasley),o garoto não é mais o desafogo cômico dos filmes,agora ele sustenta grandes cenas dramáticas.
O foco esta no trio de protagonistas
Se o grande foco esta no trio alguns personagens passam despercebidos aqui. Como Severo Snape,um dos personagens mais interessantes dos livros e dos filmes.Nesse aspecto o filme falha.Alem do oscilar no ritmo também.O filme começa tenso e tem um desfecho um pouco lento demais,ficaria melhor se Voldemort fosse um pouco mais explorado.H7 vai deixar fãs ansiosos para a segunda parte do fim,e que promete ser a melhor ate aqui as garantias não faltam.Mas como um filme único a primeira parte deixa a desejar por se tornar apenas o meio de um desfecho.Como falei Harry Potter é parte de um mundo muito maior e precisa render milhões nem que pra isso precise se dividir em dois e não falta coragem artística e mercadológica para isto.Viva a cultura pop  para o bem ou para o mal!

2 comentários:

Mercia B. Monteiro disse...

Maravilhoso o texto! Estou ansiosa para assistir ao filme. Um grande beijo, Mercia.

Mercia B. Monteiro disse...

O filme é muito bom!!! Na verdade é o melhor da série! Estou ansiosa para ver a parte 2 e "grand finalle"!! kkkkk Beijos , meu anjinho. Um dia vc ainda se rende ao Harry Potter... kkkkkkk