terça-feira, 11 de agosto de 2009

Inimigos Públicos,passa despercebido no fraco verão americano.


O verão americano deste ano foi recheado de grandes filmes, com astros estampando os cartazes das mais variadas franquias. Começamos com X-men Origens: Wolverine, quarto filme derivado da franquia X-Men,com Hugh Jackman reprisando o papel do super-herói mutante.O filme que atingiu um bilheteria considerável,mas naufragou nas críticas e perdeu fôlego nas semanas seguintes.Historia que conta a trajetória do mutante é fraca,os diálogos não tem impacto algum,e a direção de Gavin Hood( Tsotsi- Infância Roubada) deixa a desejar.Outra franquia de sucesso que entrou em cartaz nos cinemas americanos e nos brasileiros foi o Exterminador do Futuro: A Salvação, o filme de dirigido por McG não é ruim, a história e bem amarrada e Sam Worthington e Christian Bale,no papel de John Connor seguram as pontas.O problema de T4,(que é muito superior ao fraco T3),é que o diretor de As Panteras não é James Cameron(diretor dos dois primeiros filmes).É bem verdade que McG se esforça,mas o péssimo desempenho nas bilheterias foi reflexo do ar de desconfiança que pairava sobre o projeto e diretor. Transformes: A Vingança dos Derrotados, de Michael Bay trouxe consigo a responsabilidade de obter maior sucesso nas bilheterias no ano assim como o primeiro filme de 2007. Bay não decepciona, na verdade ele é típico diretor que todo produtor sonha em ter. Estamos em tempos onde a tela grande esta dominada pelos efeitos especiais e o diretor de Bad Boys sabe bem utilizar os milhões de orçamento para criar grandes explosões, perseguições alucinantes. Pena que seja tudo sem pé e nem cabeça, Bay é um típico diretor clichê que não se importa com o conteúdo história, e se amarra a frases e cenas que já estamos cansados de ver em filmes, como por exemplo, um caça decola com a família do piloto de despedindo, mais distante observamos a bandeira dos Estados Unidos (tudo isso em câmera lenta).O filme bateu recordes de bilheteria no ano,mas foi um fracasso para os críticos.Uma semana depois chegou as salas de todo mundo a sexta aventura do bruxo mais famoso do cinema,e não fez feio não.Harry Potter e o Enigma do Príncipe recebeu boas críticas e a aprovação do público,o único problema do filme de David Yates é livro que impossibilita o diretor a alçar vôos mais altos.O sexto filme da franquia serve apenas como um prelúdio para o encerramento da historia que será dividida em dois filmes.
Com todos esses filmes se degladiando no verão americano ficou difícil para Inimigos Públicos, filme que Michael Mann (O Informante) dirige para Universal. Mesmo com sinônimos de sucesso de bilheterias como Johnny Depp (Piratas do Caribe) e Christian Bale (Batman: Cavaleiro das Trevas) o filme passou despercebido, apesar da boa critica não teve fôlego para enfrentar super-heróis e o chato do Harry Potter.
Mann começou trabalhar em filmes produzidos para TV, ganhou notoriedade em 1986 com o filme Dragão Vermelho. Em 1992, dirigiu Daniel Day-Lewis, em o Ultimo dos Moicanos, que recebeu o Oscar de melhor fotografia. Ganhou respeito com o espetacular O Informante, recebendo sua única e merecida indicação ao Oscar de melhor diretor em 1999. Mann é considerado uns dos maiores diretores da sua geração, sua principal característica e seu estilo quase documental de seus filmes. O diretor de Fogo contra Fogo, consegue tirar o maximo do visual.O talento de Mann esta contido em produzir imagens espetaculares,mesmo em fimes violentos como o inexpressivo Colateral,onde o assassino Vicent,vivido pelo ainda astro Tom Cruise invade uma boate,disparando contra os capangas de sua próxima vitima,a cena parece um bale de tão bem feita,tudo bem enquadrado pela câmera que o diretor tem a fama de mesmo operar.
Ali (2000), com Will Smith foi sem duvida o último grande filme de Mann antes de Inimigos Públicos. Em seguencia ao filme de 2000 estão o já mencionado Colateral e o dificultoso (estouro no orçamento, refilmagens de algumas cenas e problemas com o ator Colin Farrel) Miame Vice (2006).Mann parece seguro nesse novo projeto,é impressionante seu talento em produzir cenas magníficas,como a cena em que o personagem de Depp juntamente com sua gang assalta o banco.A câmera desliza sobre a escada e acompanha Depp em ação,ou quando a personagem de Marion Coltillard aparece pela primeira vez,sua silueta aparece como uma miragem .
Depois de cometer um pequeno crime nos anos 20, John Dillinger (Johnny Depp) é preso e passa nove anos em um presídio de Indiana. O tempo é o suficiente para que ele conheça alguns dos principais ladrões de bancos da região. Logo que sai da prisão, Dillinger arma um plano de fuga para seus amigos. Em pouco tempo, o grupo comete grandes assaltos e John fica conhecido como uma espécie de Robin Hood americano, já que ele só rouba bancos, que são considerados pela população os responsáveis pela grande depressão de 29.

Tornando-se cada vez mais conhecidos pelos seus crimes, principalmente na região de Chicago, Dillinger e sua gangue passam a ser considerados Inimigos Públicos, e a prisão deles torna-se prioridade. Famoso por ter matado um grande bandido, o agente Melvin Purvis (Christian Bale) é designado como o responsável na cidade pela agência de investigações, comandada por J. Edgar Hoover, com a missão de pôr fim às ações de John. Sabendo que não será fácil capturar o bandido, ele toma como pessoal esta busca.

Em um dos raros momentos de descontração dos criminosos, Dillinger conhece Billie Frechette (Marion Cotillard). Apesar de ser uma moça humilde, filha de uma indígena e um francês, a jovem atrai a atenção do ladrão. Mesmo vivendo uma vida de riscos e aventuras, John quer estar sempre ao lado da amada, mas passa a ser cada vez mais perseguido por Purvis e seus policiais. A obsessiva caçada aos gângsteres de Chicago, e os crimes que estes cometem em outros estados, fazem com que a agência de Hoover se converta no primeiro serviço federal de investigações dos EUA, o FBI.
Não entendo com um filme tão bom possa ter naufragado na bilheteria não só americana, mas mundial. Acredito que o gênero do filme (policial/drama) não tenha agradado o maciço publico de verão americano que prefere obras menos densas. Mann tem um estilo elegante de filmar e sinceramente são poucos que entendem. Para aqueles que não compreendem a beleza das suas imagens, o filme se torna simples ou confuso,e nunca inteiramente compreendido. Mas a proposta do cinema foi sempre contar boas historias através de uma nova gramática, uma gramática universal. O que vi nesse verão, foi filmes mais preocupados com os efeitos especiais e toda pirotecnia possível, do que filmes preocupados em contar grandes histórias.Espero que um dia o publico reconheça o trabalho do grande diretor que é Mann,assim como ocorreu com Martin Scorsese em Os Infiltrados.
Ate à próxima!!

Wendell Em Cena
Dica de filme:Estrda para a Perdição,Sam Mendes

http://wendellbrito.blogspot.com

5 comentários:

Unknown disse...

Átila: Wendell cara..gostei muito do blog e do teu ponto de vista sobre os filmes desse verão..ahh pow..e tu eh suspeito pra falar do Depp pois ee sei q tu gosta do trabalho do cara rs..mas ele eh fera sim..bom..continua postando sempre q tá show..e tô aguardando aki o post de Amellie Poulain(Acho q escreve assim) viu?! Abraço brother!!

Unknown disse...

Dellzinho adorei exe blog!! vc tá escrevendo muito bem. dicas bacanas!!!

bjus,

Unknown disse...

Mtooo bom o blog!

a tua cara Dell!

Parabéns msm...

Com relação ao post de Inimigos Públicos...adorei o filme. mto bom msm. Depp tá mto bom e a Marion Cotillard que já ganhou Oscar, nem precisa comentar.

bjs

DRi Moraes =* disse...

Continua comentando os filmes Dinho. Muito bom teu ponto de vista. Tô adorando teu blog ^^ =*

Inaê Mota disse...

sugestão de filme: Cinema Paradiso

é muito bom e quando assisti achei muito parecido com vc!

abraços