domingo, 9 de agosto de 2009

Prelúdio da minha história com o cinema


Sempre gostei de assistir filmes. Era fácil me manter quieto por muito tempo, bastava apenas ligar a TV, escolher um canal onde algum filme estava passando e pronto, tudo aquilo que estava ao meu redor sumia. Ao contrario dos rótulos impostos sobre aqueles que gostam de cinema, sempre vistos como pessoas reclusas, tímidas em sua maioria sem amigos, sempre me considerei um cara normal, não tinha nenhuma dessas dificuldades que podiam me aproximar e me apontar com um típico clichê “nerd que curte cinema”. Se me perguntarem de onde vem esse gosto, não sei explicar, talvez em parte culpa seja do meu pai, lembro de ficar assistindo filmes com ele ate tarde. Os anos foram se passando e sempre busquei me informar sobre os rumos tomados pela sétima arte, passei a locar filmes nos fins de semana, um programa normal para um jovem que estava em transição entre a juventude e a adolescência. Poucas vezes saia com meus amigos e quando isso ocorria passava por um rigoroso interrogatório dos meus pais. E não era da minha natureza sair muito,sempre fui o “amigo caseiro” da turma.

Tempos depois muita coisa mudou, o Ronaldo tinha dado a volta por cima e o pentacampeonato para a seleção o Palmeiras caiu para segunda divisão... (um minuto de silencio), meus pais se separaram e eu, já no ensino médio tinha uma difícil missão, passar no vestibular!Através de um grande amigo tive um forte contato com a leitura e com a revista SET, cuja especialidade era falar sobre cinema: criticas novidades, musica livros. Assunto melhor não podia existir para um jovem como eu. Lembro da minha primeira revista com o incrível Hulk estampando a capa de aniversario de julho de 2003. Nesse tempo eu mal sabia que a revista seria uma grande companheira.

Aprovação no vestibular não ocorreu e tomei uma importante decisão, ir embora de Caxias e estudar em Fortaleza. Fui bem recebido pelos meus tios, aliais agradeço pela acolhida sempre. Cresci muito em Fortaleza, aprendi a conviver com a distancia e a saudade. Mas é inevitável existem momentos que em que você sente vontade de largar tudo e voltar para casa, ai a SET e o cinema tiveram um papel importante. Sempre quando me sentia só estava la minha revista ou um bom filme para me acalentar esses momentos difíceis.Foi nesse período que ganhei meu primeiro livro sobre cinema chamado A Linguagem Secreta do Cinema escrito pelo cineasta frances Jean-Claude Carriere,considerado a bíblia do cinema.Um livro onde Carriere conta suas experiências enquanto cineasta,curiosidades,um livro que fala de cinema com muito bom humor.

Pouco depois fui para São Luis, ingressei finalmente na universidade e o amor pelo cinema continuou o mesmo. Por sorte descobri um grupo que tem como objetivo discutir cinema juntamente com Historia, logo me vi envolvido no desenvolvimento de um documentário. O SET minha grande amiga deixou de existir deixando muitas saudades.

Hoje não me considero amante do cinema, acho que o cinema é que é minha amante. Uma mulher divertida, às vezes meio melancólica, mas que se apresenta a cada sessão de uma maneira diferente, e me olha com olhos luminosos que me deixam alucinado.Ela não me pede satisfações,dorme comigo as vezes,e nunca reclama da minha ausência e nem me pede para oficializar a nossa relação é uma mulher livre sem pudor.Por isso tenho por ela uma paixão que me deixa completamente louco.

Dedico essa primeira postagem a todos os pais,em especial o meu(Manuel) e a meu tio Paulo grande incentivador deste blog e é claro aos amantes da sétima arte

Wendell Em Cena

09/08/09

http://wendellbrito.blogspot.com

7 comentários:

Unknown disse...

Parabéns Wendell, é muito bom saber um pouco mais sobre a sua história em detalhes e ver também o carinho que você tem pelo cinema. Fico muito feliz por você e espero que tenha um futuro brilhante fazendo aquilo que ama. Te desejo toda a felicidade do mundo e que Deus te ilumine sempre. Sucesso ! Beijão, te adoro meu lindo !

Ana Raquel Araújo disse...

Quer dizer que a sua mulher já tem que saber que vai lhe dividir com o cinema... Hum.. rsrs
Mas o cinema é mesmo apaixonante...
Gostei muito das linhas que escreveu. Continua. Depois eu quero ler as suas análises. Toda sua subjetividade...
Parabéns! Beijo!

Unknown disse...

Valeu, parceiro ,pela iniciativa em criar este espaço dedicado ao cinema ,já que nós o conheçemos por ser um cinéfilo com o senso crítico apurado,todos nós sabemos previamente q sua análises serão para nós de grande valia ,pois poderemos entender a arte cinematográfica com outros olhos.Como um grande cineasta o qual dá ênfase a umas cenas q ele acha o âmago para a construção de um filme,vc com seus escritos demonstrar-nos-á todo o encantamento que envolve a sétima arte,aliado à sua perspicácia em observar os detalhes que passam despercebidos aos olhos de meros espectadores,de modo que aprenderemos muito com seus comentários.Um Abraço, Amigo!!!

DRi Moraes =* disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
DRi Moraes =* disse...

Adorei o que escreveu Wendell. Muito inspirador. Deu até vontade de fazer um blog tbm [hehehehehe] ~ Sorte pra ti na sua vida e sucesso com o blog! bjOs =*

Seshat disse...

Na semana que,literalmente,compartilhamos aprendi a admirá-lo (o chicotinho não cantava à toa, sempre estive observando cada um de vocês), mas depois de ler tua história,virei fã... Me apaixonei. Agora, vou sempre passar por aqui.
Beijos...

Laiana Cutrim disse...

Não vai ser difícil ti dividir com o cinema
se você dividi-lo comigo também.
^^
Espero aprender a gostar ainda mais de cinema contigo.
Beijos e muita felicidade.