quarta-feira, 20 de janeiro de 2010

James Cameron ressuscita o cinema com AVATAR (2009)??



O James Cameron é um diretor perseverante, passou mais de dez anos estudando a tecnologia 3D para realizar o projeto dos seus sonhos,AVATAR.No dia 12 de janeiro eu fui ao cinema conferir se o diretor do filme mais visto do mundo e vencedor de 11 Oscar’s com Titanic,não perdeu a mão nesse tempo em que se ausentou da direção.

Bom, tem gente que é apaixonado por Titanic; rasga elogios ao filme. A película tem lá seus méritos. Cameron alia um romance a um show de efeitos especiais para reconstituir e subitamente naufragar o navio mais famoso do mundo.

Eu tenho uma posição muito firme em relação à Titanic, é um filme muito bem feito, fiel a historia; uma narrativa segura. Eu fiquei sensibilizado quando vi pela primeira vez o filme, mas convenhamos não da pra ver Titanic mais de uma vez, não é o típico filme que da pra você guardar na sua prateleira e assistir sempre. Felizmente ou infelizmente, quando vejo esse filme fico logo torcendo pro iceberg acertar o navio e o Leonardo DiCaprio (um ator mediano naquela época)virar picolé de tubarão.Titanic hoje é um pé no saco.Convenhamos ganhou o Oscar de melhor filme por que não tinha concorrência a altura,mas como falei tem seus méritos por não ser um filme irregular.

Se fosse pra falar de um bom filme que resumiria o talento do Cameron seria o Exterminador do Futuro 2,o filme ainda hoje é sensacional.Frases marcantes,efeitos especiais que vão ficar para historia,cenas de ação de tirar o fôlego.O filme é o primeiro a atingir a casa dos 100 milhões de dólares de orçamento,na época uma valor exorbitante.Se comparado a hoje o filme de 1992 é um palito de dente em relação aos 500 milhões de dólares de AVATAR,convertidos para nossa moeda o orçamento atinge a casa de 1 bilhão.

AVATAR é impressionante no visual. È um desperdício não assisti-lo em 3D!Na verdade Cameron projetou o filme para a terceira dimensão, mas devido a poucas salas do mundo adotarem o 3D o filme pode ser visto no sistema normal também.Eu tive a oportunidade de assistir em 3D e posso dizer que é espetacular.O planeta Pandora ganha vida,tudo parece ganhar forma e textura.É uma obra de arte!

O filme conta a historia de Jack Sully (Sam Worthington) um ex-fuzileiro naval, confinado a uma cadeira de rodas, que parte para o planeta Pandora para substituir o seu irmão Tom um grande pesquisador do novo mundo. No novo planeta Jack passa a trabalhar como um agente duplo, interagindo com os pesquisadores e militares que querem um rico minério escondido na aldeia do povo Na’vi.

Com o seu avatar Jack passa interagir com os nativos conquistando sua confiança. Com o tempo o ex-fuzileiro passa a incorporar os valores do povo Na’vi,seu estilo de vida,seu amor e ligação com a natureza de Pandora e sua crença.Arrependido por ter traído os nativos,Sully decide impedir o avanço do exercito perante a aldeia Na’vi mas pode ser tarde demais.

É importante analisarmos o quanto é simbólico o personagem de Worthington, um paraplégico, que ganha vida ao conectar sua mente com seu avatar.Essa é na minha opinião uma metáfora que o diretor utiliza para falar do cinema.Para Cameron,o cinema que estamos acostumados a ver esta morto,perdeu sua magia não caminha mais com suas próprias pernas.Mas quando Jack conecta sua mente com seu avatar ele ganha vida,pode correr,se conectar com um novo mundo.Talvez essa seja a mensagem chave do filme de Cameron,reviver um cinema então tido como morto,que perdeu sua magia e principalmente sua conexão com outros mundos.A terceira dimensão seria então o futuro do cinema no século XXI.

Alem de trazer essa mensagem de morte e ressurreição embutida no personagem de Worthington, o filme de Cameron também é politicamente correto. Ha contida na película um forte discurso de preservação da natureza, outra grande questão neste século e Cameron que não besta, não deixa de transportá-la para o filme.

AVATAR é sem duvida revolucionário, só acho que o desfecho é meio previsível, mas nada que abale as estruturas dessa grande produção!O filme já ultrapassou a marca de 500 milhões de dólares só nos Estados Unidos e Canadá e já ameaça outra criação sua;Titanic. E esse blogueiro espera que ele consiga passar o filme de 1997 porque é bem melhor. Sem esquecer que AVATAR venceu o Globo de Ouro de melhor filme e não ficaria surpreendido se Cameron levasse um Oscar para casa. Vamos ver!

Wendell em Cena
http://wendellbrito.blogspot.com

3 comentários:

Unknown disse...

Ainda não assisti, mas pela sugestão de assistir numa tela 3D, não irei baixa-lo da net como tanto outros que fiz. Eu tambem sempre torço quando vejo Titanic para que o "jack" vire logo "picole de tubarão" kkkK.
Aguardo uma analise sua do filme do excelentissimo presidente da republica Luis Inacio Lula da Silva.

Unknown disse...

Assim como o Cassio, tô curiosa para ver esse filme! Por enquanto, assisti um traile e parece ser "legalzinho".
hehehehe
Bjus Dell

Unknown disse...

Show de bola...bela análise...seu TARADO!!
abraços...Carlúcio!