domingo, 22 de agosto de 2010

A ORIGEM (2010)



Joseph Gordon-Levitt escapa de ataques,na magnifica cena no corredor hotel no mundo dos sonhos(Fonte Omelete)

Christofer Nolan é hoje no mundo cinematográfico uma das mentes mais talentosas em Hollywood. Prova deste talento esta no seu mais novo e fantástico trabalho intitulado A ORIGEM (Inception,2010).O diretor de Batman : O Cavaleiro das Trevas joga Leonardo DiCaprio e seu grupo no mundo de sonhos e redenção.A trama e investida por referencias da cultura pop e oriental,não é toa que nos cenários iniciais tenham forte influência da cultura japonesa alem da grande semelhança – em alguns aspectos – com a trilogia Matrix.
A trama conta a historia Dom Copp (Leonardo DiCaprio),um famoso ladrão de sonhos, que juntamente com sua equipe se envolve e uma missão muito mais complicada. Em vez de roubar uma idéia Dicaprio agora terá que implantar uma idéia dentro da mente de um herdeiro de um grande império financeiro. Para aplicar a inserção – algo considerado por muitos como impossível – o ator de A Ilha do Medo conta com uma equipe experiente. Implantar a idéia no alvo interpretado por Cillian Murphy é necessário pensar que o mundo dos sonhos é o mundo real e é nesse contexto que entra Ariadne (Ellen Page) a arquiteta responsável por construir o cenário do mundo dos sonhos. O personagem de Page também é a ligação entre o filme o espectador, a partir do olhar de fora da personagem nós podemos entender ou ficar na duvida, assim como ela em algumas lacunas que o filme aborda.
Mas o mundo dos sonhos não é um lugar seguro e Nolan deixa isso bem claro. Por se tratar de um filme de ação fica evidente que o realismo fantástico será um grande parceiro das cenas de ação que diretor criou com maestria (ponto alto: luta no corredor do hotel!). Será ainda mais inseguro para Copp através das aparições da personagem de Marion Cotillard que surge como um vírus a fim de estragar os planos de inserção em Murphy. Mao (Cotillard) tem uma forte ligação com o personagem de DiCaprio,mas prefiro deixar em suspenso.
Em suma, A ORIGEM é um espetacular filme de ação, que visualmente deixa qualquer filme visto ate então no chinelo. Nolan não se preocupa em responder algumas questões que o filme levanta, aliais esta não é a proposta da película. O que pode desagradar parte dos espectadores. Mas ai esta o grande truque do diretor deixar o espectador perdido no bosque e fazer com que ele trilhe seu caminho. O que é uma idéia?Talvez a próprio roteiro explique a originalidade do filme. Fazer cinema para Nolan seria “roubar “idéias que serviriam de referencias e “implantá-las” em um filme, um passo de reflexão bem original (risos).E lá pelo final o diretor deixa claro que esta aqui para confundir. O que é realidade ou sonho?Para o diretor de O Grande Truque isso depende do ponto de vista.  

2 comentários:

Mercia B. Monteiro disse...

Você assistiu aprendiz de feiticeiro? Se não , vai ao cinema dá umas boas gargalhadas.
Beijos da tia que te admira, Mercia.

Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.