domingo, 19 de setembro de 2010

Karate Kid


Confesso que fiquei surpreso no final da sessão de Karate Kid – remake de Karate Kid: A Hora da Verdade (1984) – pois fui com ao cinema com um ar de desconfiança. Mas não é que a nova versão conseguiu não só o respeito de alguns fãs do clássico dos anos 80 como arrebatar novos pelo mundo a fora. Tanto que a Columbia Pictures,distribuidora do filme, já pensa em uma continuação para a película.
Quando noticias do filme foram divulgadas muita gente torceu o nariz. E eu ate entendo por que fui um dos que criticou algumas mudanças na obra. Primeiro, por que o filme se chama Karete Kid se a arte marcial principal do remake é o kung fú?Respondo: não dá pra adotar o karate – uma arte marcial não tão plástica e bonita de ver – para espectadores acostumados com Matrix e suas lutas incríveis. Segundo por que mudar tanto as características dos personagens, de descendente de italianos para um garoto negro do subúrbio, de japonês ex- combatente na guerra para um chinês eu faz serviços gerais? Respondo, repetir a mesma ladainha não adianta e outra coisa algumas narrativas de referencia dos anos 80 não funcionam hoje.
O filme conta a história de Dre Parker (Jaden Smith) jovem negro do subúrbio americano que se muda com a mãe para China. O jovem não parece muito entusiasmado tanto que não tem interesse em aprender a língua local. Ao chegar no pais fica encantado por uma jovem chinesa em uma praça em Pequim.A partir desse flerte correspondido passa a ser perseguido por um grupo de meninos que lutam kung fú.Ai que entra o Sr.Han (Jackie Chan),um faz tudo do prédio onde Dre vive.Han ensina o jovem kung fú para a grande disputa em um torneio de artes marcias afim de acabar com as perseguições contra o menino.
A película tem cenas de tirar o fôlego, nos mais conhecidos e desconhecidos cartões postais da China. O filme assim como o original dos anos 80 não foca na luta em si, mas na disciplina e amizade que mestre e discípulo adquirem com o tempo de ensinamentos. E esta ai a grande magia que não se perdeu de 26 anos pra cá. Jaden dá uma profundidade a Dre que Macchio não consegui – por ser péssimo ator – a Daniel-San.Com um carisma herdado do pai Will Smith o garoto consegue transitar pelo campo da comedia e do drama sem menor dificuldade.Já Chan aproveitou a oportunidade e mostrou aos ocidentais que é um grande ator e não um canastrão que sabe artes marciais que estamos acostumados a ver nos seus últimos filmes.O Sr. Han de Jackie é uma nova criação,não uma roupagem do Sr. Miyagi de Morita.Sempre preciso Chan entrega uma atuação emocionante.Quem sabe não vem uma indicação para o Oscar ai.
A única coisa desconfortante do filme são as lutas do campeonato. Às vezes rápidas e sem emoção, mas nada que Jaden e Chan não consertem com uma sintonia mesmo não estando no mesmo plano da cena. Karate Kid venceu mais uma batalha e se tornou o filme surpresa do ano.

Bom filme!

2 comentários:

Mauriane disse...

Dellzinho,depois dos seus comentarios sobre o filme vou assisti-lo.
Depois lhe digo o que achei.
bjs

Mercia B. Monteiro disse...

lindão, assistiu ao filme que te falei( aprendiz de feiticeiro)? Se não aproveita e vai ao cinema dar uma boas gargalhadas. Depois assistirei a esse que você comentou aqui.
Só mais uma coisa, você deveria ter encarado o Paranjana em Fortaleza, isso sim daria um bom filme intitulado: " Wendell em cena : O RETORNO" kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk. Beijos, meu gatão. com carinho, Tia Mercia.